segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[Quintal Cultural] Mais que um aniversário!

No último sábado, 10 de setembro, enquanto boa parte do mundo “esperava” apreensivo se novas cenas como as acontecidas à 10 anos atrás, quando símbolos do império estadunidense foram atacados, seriam vistas novamente; em um bairro da periferia da periferia do Brasil, um outro sentimento era compartilhado.


Comemorando seu aniversário de 4 anos e fazendo a cerimônia de entrega dos kits para ‘o pessoal do break’, além de apresentar as mudanças em sua estrutura física - kits e mudanças proporcionadas pelo prêmio Preto Ghoéz 2010 - o Quintal Cultural homenageou e foi homenageado em uma noite inesquecível, com muita festa, batucada, diversas formas de expressão e linguagens e muita energia positiva.


A festa começou com a batucada do Coletivo Afro Caeté. Suas alfaias pareciam reproduzir as batidas dos corações d@s idealizares/as do Quintal. A animação era notória. Muita dança acompanhando a vibração dos instrumentos do Coletivo. A noite estava apenas começando...

Logo depois, foi a vez do grupo Questão de alma, que utilizando a linguagem da dança e a expressão de rua de um dos elementos do Hip Hop: o Break; agitou a nova arquibancada do Quintal. Se apresentando tanto individual quanto coletivamente, o grupo mostrou muita garra, irreverência e determinação.

O evento seguiu com a cerimônia de entrega dos kits para os B-Boys e as B-Girls do Panteras do Mangue Break e essa molecada mostrou porque o Quintal merecia (e merece) tal prêmio. Cada kit contando com joelheiras, luvas, cotoveleiras e tênis, para possibilitar que continuem com seus passos, coreografias e verdadeiras acrobacias dentro do espaço físico do Quintal, nas praças, nas ruas, às margens da nossa querida - e tão esquecida pelos poderosos – mãe lagoa Mundaú ou onde abrirem uma roda de Break.


Com muito ritmo e poesia, a rapaziada d’A Queda deu continuidade ao evento. Perto das 23hs, quando o grupo começou, o local já não estava mais tão cheio, mas quem permaneceu pôde ver, ouvir e sentir a manifestação de mais esses dois elementos do Hip Hop – o DJ e o MC.


Para dar as boas vindas ao domingo, o belíssimo samba do Malacada. Com músicas como: Não deixe o samba morrer (Edson e Aluisio – famosa na interpretação de Alcione), Filosofia (Noel Rosa) entre outras, o samba abriu a passagem e as poucas pessoas que puderam aguardar até as primeiras horas do dia 11 de setembro, ‘varreram’ o novo piso do Quintal, mostrando que o samba também se mantém como uma expressão firme e fiel da periferia, como fora em sua gênese.


Não é novidade vermos e ouvirmos os principais meios de comunicação, falando sobre bairros como: Bom Parto, Brejal, Vergel, Levada, Ponta Grossa entre outros que fazem parte da periferia de Maceió, porém, não é novidade vê-los estampados nas páginas policiais, onde o sensacionalismo, a hipocrisia e a parcialidade cria e cultiva o estigma da violência, da inferioridade, do derrotismo etc. Atividades permanentes desenvolvidas pelo Quintal Cultural e por alguns outros grupos (como o Cine Popular, organizado pela Resistência Popular e realizado todos os meses a cerca de dois anos no bairro do Vergel) tentam contribuir para uma nova perspectiva – pois é muito fácil fazer uma obra com um gigantesco aparato propagandístico com fins assistencialistas e eleitoreiros e dizer que “está fazendo algo para a periferia”. Nossa resposta deve ser a negação a essa demagogia.


Acreditamos que apenas a organização e a luta popular podem, de fato, fazer a diferença! E a solidariedade classista deve ser uma característica irrefutável! Por isso gritamos: Vida longa ao Quintal Cultural! Criar, criar Poder Popular!


Terra de Palmares e Caetés – 11 de setembro de 2011


-x-

Conheçam o blog do Quintal Cultural - Clique aqui!

2 comentários:

Alyne Sakura disse...

Nossa Henrrique abalou na matéria, tava editando as fotos e pensando no que escrever na ai recebi sua mgs! Não preciso dizer ou digtar mais nada vc realmente consegui captar tudo que agente sentiu! Rsrsr matéria Oficial do niver do Quintal
Confira as fotos http://quintalcultural-mcz.blogspot.com/

Abraços!!! Alyne Sakura

Unknown disse...

Muito bom, pessoal, força aí!