segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Moção de apoio às lutas contra o aumento nas passagens e ao povo de Teresina

Nós, militantes estudantis das tendências Resistência Popular e Organização Popular Aymberê, nos solidarizamos com a população de Teresina – PI, que, assim como em Vitória, Maceió, Rio de Janeiro, Recife, Joinville e vários estados do país, está passando por um processo de luta contra mais um extorsivo aumento no valor das passagens do transporte público; e repudiamos as ações da polícia militar que durante as mobilizações do dia 10 de Janeiro massacraram a população, agredindo e prendendo aqueles que ousaram se organizar e lutar pela garantia de um direito que deveria ser assegurado pela constituição e, no entanto, é violado constantemente pelas empresas privadas e pelo poder público (que de público tem muito pouca coisa).
O povo de Teresina já passou de seu décimo primeiro dia de mobilização e a mídia coorporativa continua tentando forjar uma falsa polarização entre aqueles que lutam (em especial os estudantes) e a população no geral, tentando jogar o conjunto do povo ainda desmobilizado contra as reivindicações, como se o conjunto de trabalhadores, desempregados e informais não sofressem na pela com a péssima qualidade do transporte público e suas altas tarifas. Às reivindicações contra o aumento das passagens e a integração entre prefeito, governador e empresários, é dada a truculência e a repressão. Mais uma vez as polícias demonstram a que vieram e qual o papel jogam dentro desse sistema de dominação capitalista.
Não há nenhuma novidade na atuação do empresariado do transporte nessas cidades, assim como em todos os lados do país. Sua razão de existir é única: se enriquecer na medida da alta exploração de seus trabalhadores, com extenuantes jornadas de trabalho, péssimos salários, pouquíssimos direitos e na proporção de um serviço de péssima qualidade para o povo. Além de pagarmos um preço nas tarifas de ônibus que são verdadeiros atos de extorsão temos de ser transportados em situações no mínimo degradantes: ônibus velhos e caindo aos pedaços, superlotação, falta de linhas e horários adequados, falta de estrutura para transporte de passageiros com deficiência física, dentre uma infinidade de outros problemas.
Cabe a nós enquanto povo cerrar o nosso punho para golpear esse inimigo: os empresários e sua tropa de choque instalada nas prefeituras e nos governos estaduais. Só com ação direta e na pressão conseguiremos forjar independência e protagonismo popular para barrar e reverter mais esse golpe de classe contra nós, estudantes, trabalhadores, desempregados, oprimidos!


Ato contra o aumento no RJ
Manter-se firme na luta, pois só a luta constrói!
Nossa solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores de Teresina e de todos os cantos desse país!
Lutar, Criar! Poder Popular!

 Assinam:

Tendência Estudantil da Resistência Popular /RS (http://tendenciaestudantilrp.blogspot.com/)
Comitê Estudantil da Resistência Popular/AL (http://resistenciapopular-al.blogspot.com/)
Organização Popular Aymberê/SP (http://opaymbere.wordpress.com/)




Nenhum comentário: