segunda-feira, 11 de agosto de 2014

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA RESISTÊNCIA POPULAR DE ALAGOAS AOS MORADORES DA VILA DE PESCADORES DO BAIRRO DE JARAGUÁ

Foto: Nando Magalhães


“Vila dos pescadores de Jaraguá: exemplo de protagonismo do poder popular na luta por local de moradia”


Nos últimos dias uma grande mobilização em Maceió tem ocorrido: trata-se da luta dos moradores da vila de pescadores de Jaraguá para não serem transferidos pela prefeitura de Maceió para prédios construídos no bairro do Sobral.

Entretanto, esta luta não é de hoje. Há mais de uma década esses moradores – que fazem parte da própria história de urbanização de Maceió – vem progressivamente sendo expulsos de seus lares. Desde 2001 essa comunidade vem sofrendo, gradativamente, uma desligitimação de suas reivindicações e direitos, pelo favorecimento econômico de uma elite maceioense que busca lucrar através de um projeto de “urbanização” do bairro, em que se resume à construção de uma marina.

Apesar das inúmeras investidas da prefeitura, seja pela “transferência” de alguns moradores para bairros como Benedito Bentes/ Carminha, ofensas públicas aos moradores (chamando-os de “vagabundos e traficantes”), a construção de um estacionamento que é subutilizado, a desmoralização à sua historicidade e relevância cultural para Maceió e um possível enfrentamento com a polícia para que desocupem o local, a vila dos pescadores de Jaraguá resiste e luta, pois compreendem que é só através de seu protagonismo, pelas suas próprias mobilizações é que será possível obter moradia e trabalho dignos, além do respeito pela sua história.

Diante disso, a Resistência Popular de Alagoas, vem através desta nota, prestar toda solidariedade à luta dos moradores da Vila de Pescadores de Jaraguá, por compreendermos que a luta por uma moradia, e moradia com condições dignas é um direito básico e que é só através do protagonismo popular que esses direitos são conquistados.

LUTAR, CRIAR PODER POPULAR!

Nenhum comentário: