Em Alagoas por trás das OS’s existe muito interesse de grupos privados e do Estado que os representam. O Vice Governador é ligado à Santa Casa, "instituição filantrópica", mas que, contraditoriamente, é considerada uma das empresas mais lucrativas na saúde em todo Brasil. Sem falar na investigação em curso sobre desvio de verbas do SUS destinadas a realizar exames em pessoas que tinham morrido.
Articulados pelo Fórum em Defesa do SUS: sindicatos, movimento estudantil, membros das universidades e outras pessoas ligadas à militância na saúde; têm empreendido uma luta constante, que vem construindo mobilização há mais ou menos 1 ano. Junto com outros companheiros e companheiras, fizeram mobilizações com trabalhadores da saúde no seu local de trabalho, atos, panfletagens etc. Temos ganhado força e conquistado apoio de órgão como Ministério Público e OAB.
A Resistência Popular participa ativamente dessas mobilizações e levanta essa bandeira em defesa do serviço público de qualidade. Somos cientes de que o SUS tem muito que melhorar, porém, sem dar passos para trás. Bastaria acabar com os 40% de desvio da verba para saúde de Alagoas, que muita coisa poderia ser feita.
Vamos nessa luta até o fim, na certeza de que todo esse movimento tem que ser balizado por um horizonte de transformação social. A luta por uma saúde de qualidade também é uma luta por uma sociedade justa e a luta por uma sociedade justa passa pela construção do Poder Popular.
Um comentário:
É isso aí, pessoal. Bonita faixa pintaram! Firme na luta!
Postar um comentário